Sopa de legumes

Quem é que quando o clima esfria não pensa em tomar uma sopinha bem quentinha e saborosa?

Ah, eu sou uma! Depois de dias e dias de calor aqui em São Paulo o clima pareceu querer mudar, e logo que caiu a noite e senti um friozinho me deu uma vontade de comer um sopa. Como eu não tinha peito de frango e não sou muito fã de sopa de carne vermelha, resolvi fazer com legumes, que também é uma opção saudável e muito saborosa!  Além do mais meus colegas, essa sopa fica pronta em 30min ou menos 🙂 e é muito fácil de se preparar. Veja:

Ingredientes:

3 Batatas médias em cubos pequenos

1 cenoura em cubos pequenos

1/2 abóbora japonesa em cubos

1/4 repolho cortado em fatias

1 alho

óleo

2 tabletes de caldo de galinha

pimenta do reino, colorau e sal á gosto.

1 litro (mais ou menos) de água quente

Macarrão para sopa ( Usei aquele tipo argolinha ” Padre Nosso”, mas fica á seu criitério)

Modo de preparo:

Ferva a água e reserve.

Em uma panela de de pressão aqueça o óleo (mais ou menos 2 colheres de sopa, bem pouquinho tá!) e frite o alho (que deve estar bem picadinho). Depois acrescente os legumes ( que devem cortados e bem lavados), em seguida o caldo de galinha, pimenta do reino e o colorau ( se você não gosta de muito apimentada, cuidado com a pimenta. O coloral só para dar uma cor, mas é opcional, ele não altera o sabor!). Reserve o sal, usaremos ele no final.

Agora acrescente a água quente, o suficiente para cubrir e ficar uns 2 dedos acima dos legumes (pois depois da pressão a água pode evaporar um pouco). Feche a panela de pressão. Depois que pegar pressão ( é quando a panela começa a fazer ” Chiiiii ” rs) então á partir daí marque 20min.

Após os 20 minutos de cozimento, apague o fogo e retire a pressão da panela (levando ela para baixo da torneira e deixando a água cair até que o barulho ” Chiiii” pare. rs).

É hora de acrescentar o macarrão, eu uso como critério de medida a concha. Acrescentei 1 e 1/2 concha de macarrão, porque eu não gosto de MUITO macarrão na sopa rs. Mas se você quizer, coloque mais. Mas tome cuidado, o macarrão incha após cozido.

Depois disso, volte a panela ao fogo mas sem tampar, e experimente para ver se está bom de sal (porque o caldo de galinha já contém sal),  se não estiver essa é a hora de acrescentá-lo á sopa, mas não exagere!

Marque 5 minutos! Isso mesmo. Você pode pensar que é pouco tempo, mas não é! Vou explicar: Algumas vezes eu fazia sopa e percebia que o macarrão ficava muito molengo, isso acontece por causa do exagero no tempo de cozimento. Temos que ter em mente que mesmo depois de o fogo estar apagado, a sopa continua quente e isso fará com que o macarrão continue no processo de cozimento, PORTANTO, 5 minutos é o necessário para o macarrão cozinhar, e mesmo quando você desligar o fogo e demorar uns 3 ou 5 minutos até arrumar a mesa, pegar o prato e tals, ele já terá cozido mais um pouco e estará no ponto ideal para comer. Entendeu? rs.

Então, após 5min de cozimento, desligue o forno. Pegue seu prato e se delicie 🙂 Ah, fica ótimo com um pãozinho!

Beijos gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s