Pão Caseiro (receita de vó)

Tem aroma melhor do que o de pão caseiro assando no forno e um café fresquinho sendo passado na hora? Pode até ter, mas estes são um dos melhores!Quando criança minha avó paterna Benedita costumava fazer pães deliciosos. Depois que ela faleceu, minha tia e uma prima minha continuaram a prepará-los com perfeição! Eu sempre quis fazer pão mas tinha um pouco de receio pois parecia complicado, até que minha prima me ensinou a receita da nossa avó (conheça a página dela no face, ela arrasa: Aprendi com a Vovó  ) e eu me arrisquei. E ficaram uma delícia! Espero poder passar essa receita para as gerações futuras e torná-la uma tradição de família, e continuar reunindo pessoas ao redor da mesa para um bom café! 🙂

Vamos a receita:

Ingredientes

2kg de farinha de trigo ( Coloquei 2k pra garantir, mas provavelmente você não usará tudo!)

750ml de leite

2 ovos

60g de fermento biológico

8 colheres (sopa)de açúcar

2 colheres de (sopa) de margarina

¹/² xícara de óleo

1 colher de (chá) de sal

 

Modo de preparo:

Aqueça o leite. Misture o açúcar, leite, sal e fermento, depois de mistura coloque o óleo, os ovos e a manteiga, por ultimo a farinha de trigo. Acrescente farinha aos poucos até que solte das mãos.

Foto1524

 

Faça uma bola com a massa e coloque-a pra descansar até ela dobrar de tamanho.

Foto1525

 

Foto1528

Depois divida a massa em três pedaços (se quiser) e faça uma trança, leve pra crescer mais uns minutos. Depois pincele com uma gema de ovo. Leve para assar em forno pré aquecido. Em forno baixo, deixe assar até que doure!

Opcional: Para a calda de açúcar, numa panela junte 1copo de açúcar e meio copo de água, deixe ferver por 10min, não mexa para não cristalizar. Despeje sobre o pão já assado, com a ajuda de um pincel.

Foto1567

O pão do lado esquerdo é o pão caseiro puro, e o do lado direito eu recheei com 1/2 lata de leite condensado e 1/2pacote de coco ralado em lascas (para cada pão). Enrole como rocambole e pronto. Por ultimo despejei a calda de açúcar.

Ai você faz um café fresquinho, e é só aproveitar aquele momento em que a manteiga derrete no pão. Hummmm….

Foto1568

*o pão debaixo é o de coco, olha como fica o recheio!! Ele parece úmido mas é porque eu passei manteiga. Ok!

É isso galera, façam e se lambuzem! Beijos.

Deixe um comentário

