Sorvetão

Essa é uma daquelas sobremesas que brilham, atiça as lombrigas, e faz sair até briga na fila da sobremesa em um almoço de família (risos), esse é o SORVETÃO!

Faz muitos anos que eu experimentei essa sobremesa e sempre fiquei curiosa para descobrir como fazia, um tempo atrás, pesquisando eu encontrei algumas formas de fazê-la, mas ela pede um pouco de paciência por isso fui adiando para um dia que eu estivesse com mais animo!(risos)

Enfim, esse dia chegou, e chegou a hora também de eu decidir entre as inúmeras adaptações, qual eu iria escolher para fazer, e encontrei uma que parecia bem fácil além de muito bem explicada, no canal de receita da CyberCook * e foi essa que fiz e vou compartilhar com vocês!

*Acessando o link vocês podem assistir o vídeo explicativo da receita, se preferirem.

Deu super certo, mas no final do post eu irei pontuar algumas observações!

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 medida da lata de leite integral

18 colheres de sopa de água ( eu não sei quanto isso dá em ML, por isso é melhor fazer como pede.)

4 colheres de sopa de açúcar (para a calda de açúcar)

4 colheres de sopa de açúcar (para a calda de chocolate)

4 colheres de sopa de açúcar (para as claras em neve)

8 colheres de sopa de achocolatado em pó

3 gemas

3 claras

 

Modo de preparo:

– Numa forma redonda com um buraco central, coloque 4 colheres de sopa de açúcar e caramelize a forma como se fosse para pudim. Reserve!

– Leve ao fogo, numa panela, as 18 colheres de água, as 8 colheres de chocolate em pó e 4 colheres de açúcar. Misture tudo e deixe ferver. Quando ferver, coloque essa calda na forma caramelizada. Leve a forma ao congelador por 1 hora.

– Enquanto a forma esta no congelador, inicie o preparo do creme: Leve ao fogo, uma lata de leite condensado, as 3 gemas e 1 medida da lata de leite integral. Mexa enquanto ele da uma encorpada e quando estiver fervendo pode desligar. Ele não fica um creme muito grosso! Coloque em uma tigela e deixe na geladeira para esfriar.

– Passado 1 hora…

– Em uma batedeira, bata as claras em neve e acrescente aos poucos as 4 colheres de açúcar. Depois misture o creme já frio, não utilize mais a batedeira, misture suavemente com uma colher ou fuê. Por último acrescente 1 lata de creme de leite sem soro, e misture bem.

– Retire a forma do congelador – se a calda ainda estiver um pouco mole, não tem problema – e despeje este creme na forma, e volte ao congelador até que endureça. A minha deixei de um dia para o outro, mas acredito que por cerca de 3 horas no congelador seja o suficiente para endurecer bem.

– Na hora de servir, passe uma faca ao redor da forma, se estiver muito congelado, coloque a forma sobre uma boca no fogão por alguns segundo para se soltar. Vire o Sorvetão em um prato e eu tenho certeza que você vai amar o que você vai ver (risos)

Foto2286 Foto2287

Obs:

1. Essa sobremesa é uma delícia, mas eu aconselho fazê-la em ocasiões que estiver mais pessoas para comer, porque ela é do tipo de sobremesa difícil de armazenar.

2. Agora explico o 1º tópico: Aqui em casa somos em 2 (sem contar a Helena que ainda está na barriga ❤ ) e é claro que não demos conta de comer um Sorvetão de uma vez só (risos). Como se trata de uma sobremesa gelada/congelada não pode ficar fora da geladeira por muito tempo. Aqui em casa eu servi na hora do almoço, e depois voltei com ela desinformada pro congelador. De noite resolvemos dar uma beliscada, e quando tirei do congelador ela estava um pouco mais dura do que o normal, então tivemos que deixar ela uns minutos fora da geladeira para derreter um pouco e dar para comer com a colher. (risos)

Por conta disso, pensamos em deixar o resto da sobremesa na geladeira, na parte debaixo mesmo. E no outro dia quando abrimos a geladeira, o que encontramos foi um prato com um creme totalmente derretido, parecendo uma possa 😦 Lá se foi nossos últimos pedaços de Sorvetão! (risos)

Mas a receita é um sucesso! 🙂

Beijos.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

